Como funciona a conciliação financeira para marketplace?

Como funciona a conciliação financeira para marketplace?

A conciliação de marketplace é uma importante ferramenta de gestão para as empresas que realizam vendas online e utilizam plataformas como o Mercado Livre, por exemplo. 

 

Esse modelo de negócio reúne uma variedade de lojistas e produtos em um mesmo espaço, que realizam milhares de vendas diariamente. 

 

Sendo assim, para operar nesse meio é preciso muito controle em relação ao pagamento das comissões e taxas nas transações. Nesse sentido, a conciliação financeira para marketplace é indispensável. 

 

Mas você sabe como realmente funciona a conciliação de marketplace? No post de hoje esclarecemos essa dúvida e mostramos a importância desse processo para a sua empresa. Acompanhe!

 

Leia também: Prepare-se: o MELHOR guia sobre Conciliação Financeira!

 

 

Como fazer conciliação de marketplace?  

 

A conciliação de marketplace pode ser feita de duas formas, manualmente ou por meio de um sistema automatizado. 

 

 

Processo manual

 

Partiremos de como funciona o processo manual. Aqui, os lançamentos de cada transação são realizados em uma planilha, tomando o cuidado para não incluir as vendas canceladas. 

 

Logo após, é necessário comparar o valor de cada venda com o dinheiro repassado pelo marketplace, já considerando os descontos de frete, taxas e valores de comissão. 

 

Considerando que uma loja faça vendas em vários tipos de marketplaces, o processo de conciliação manual pode se tornar ainda mais complexo e demorado, porque cada plataforma possui regras de pagamentos e taxas diferentes, demandando mais atenção e cuidado na hora de fazer os lançamentos.

 

Sendo assim, nota-se que a conciliação financeira manual pode ser um trabalho exaustivo quando compreende um grande volume de transações. Isso faz com que os profissionais percam um tempo valioso que poderia ser gasto pensando em estratégias para aumentar as vendas online, por exemplo. 

 

Além disso, esse recurso manual também torna todo o processo mais propenso a erros, tendo em vista que são tantos números e dados, que as chances de registros equivocados e duplicados aumentam consideravelmente.

 

 

Processo automatizado

 

Já a conciliação financeira automatizada é muito mais rápida e prática. É uma ferramenta que utiliza a tecnologia para auditar todo o valor das transações da sua empresa, acabando com todas as dificuldades financeiras no controle de transferências, taxas, descontos e muito mais. 

 

Um exemplo disso é o EvenMarketplace, produto da Even que possibilita o gerenciamento e controle financeiro de forma simples e intuitiva. Veja os principais recursos dessa superferramenta, que hoje atua com o sistema do Mercado Livre: 

 

  • Pedidos: indicando os detalhes de todas as compras e a evolução das vendas mês a mês; 
  • Devoluções de pedidos: controle dos cancelamentos, estornos e reembolsos; 
  • Fretes: acompanhamento de todas as taxas de entrega cobradas; 
  • Taxas: informação detalhada sobre as cobranças de taxas de comissão por cada venda; 
  • Fluxo: visão clara de saldo futuro, descontos embutidos, taxas de antecipações e possíveis alterações da data de recebimento; e 
  • Repasses: controle dos valores líquidos depositados em conta bancária. 

 

Com todas essas facilidades, fica fácil perceber que a conciliação automatizada é uma ótima ferramenta para o controle das operações em marketplaces, não é mesmo?  E para reforçar ainda mais a importância e como acessar esse tipo de tecnologia para o seu negócio, confira o próximo tópico.

 

 

Qual a importância da conciliação para a gestão financeira do negócio?  

 

Seja por meio de planilhas ou de um software, o processo de conciliação financeira para marketplace é indispensável quando falamos de boa gestão financeira de um negócio. E como acabamos de mostrar no tópico anterior, utilizar a tecnologia a favor das operações é a melhor forma para otimizar tempo e focar em outras atividades importantes para uma empresa. 

 

Por outro lado, vimos também que, quando a conciliação não é automatizada, a empresa fica exposta a alguns riscos e falhas. Dessa forma, dependendo da complexidade e quantidade das vendas, a conciliação manual pode ser totalmente inviável. 

 

Além disso, com o crescimento acelerado dos marketplaces nos últimos anos, fica muito difícil se destacar no mercado sem recorrer a recursos tecnológicos.

 

Nesse sentido, é preciso buscar formas para facilitar os processos e tornar as transações financeiras mais seguras e eficientes. Uma delas é utilizar uma plataforma de conciliação online confiável e que ofereça todo o suporte necessário para o cliente.

 

Para isso, conheça a plataforma da Even e veja todas as funcionalidades que ela oferece para uma conciliação de marketplace eficiente e totalmente automatizada. Clique aqui e saiba mais detalhes