Conciliação de vendas é essencial para a organização financeira empresarial

Conciliação de vendas é essencial para a organização financeira empresarial

A conciliação de vendas é uma das boas práticas para a organização financeira de uma empresa, já que promove o controle sobre as vendas em todas as suas modalidades. 

 

Porém, pode parecer um processo bastante desafiador quando se trata de uma empresa que possui um grande volume de vendas.

 

Exatamente por isso que as empresas sentem cada vez mais a necessidade de otimizarem seus processos financeiros.



Confira  a seguir a importância da automatização do processo de conciliação de vendas e como ela  contribui para a organização financeira da sua empresa de forma simples! 

 

Leia também: Prepare-se: o MELHOR guia sobre Conciliação Financeira!

 

 

Por que conciliar vendas de forma automatizada melhora a organização financeira empresarial?  

 

A conciliação de vendas é mais que importante para uma empresa e, principalmente, para o desenvolvimento de um negócio, já que é por meio desse processo que a empresa passa a ter mais segurança de que não está perdendo vendas ou recebendo valores errados. 

 

Por isso, a utilização de um sistema de conciliação é fundamental para a verificação das vendas, despesas financeiras e outras informações relevantes ao financeiro. 

 

Além disso, é possível que as empresas tenham uma visão clara de contas a receber e determinem previsões mais corretas sobre prazos e movimentações financeiras.

 

Você pensa em aumentar a produtividade no ambiente organizacional, certo? O processo de conciliação automatizado contribui muito para esse objetivo, porque, se os funcionários forem conciliar os dados financeiros de forma manual, o processo se torna muito mais demorado.  

 

 

Vantagens da conciliação de vendas para a organização financeira empresarial 

 

Que o processo de conciliação de vendas automatizado é vantajoso para uma empresa você já entendeu, não é mesmo? A seguir, veja mais benefícios:  

 

 

Mais organização 

 

A organização é a base para o sucesso de todas as operações financeiras. Dessa forma, caso haja algum imprevisto, a empresa estará em ordem para solucionar um problema rapidamente e sem muitas complicações. 

 

 

Visão clara do processo 

 

A conciliação de vendas permite que o empresário tenha uma visão clara e verdadeira de todos os recebimentos do seu negócio. Então, se as vendas não forem conciliadas, erros e inconsistências podem surgir e, como resultado, a empresa corre o risco de ter perdas financeiras significativas. 

 

 

Maior certeza em dados e informações 

 

Um dos benefícios da conciliação é identificar divergências entre os dados da empresa e os dados fornecidos por uma operadora de cartões, por exemplo. Isso ajuda a identificar possíveis erros de lançamentos e cobranças de taxas indevidas. 

 

 

Melhor planejamento 

 

A conciliação e o controle de vendas geram informações importantes para o planejamento financeiro e implementação de melhorias em um negócio. No entanto, é fundamental que esse controle seja feito a partir de dados confiáveis e livres de erros – preferencialmente gerados por sistemas automatizados. 

 

O processo de conciliação de vendas também é fundamental para a elaboração de um plano que considere todos os recebimentos futuros. 

 

 

Controle do fluxo de caixa 

 

Sem a conciliação de vendas é muito difícil e trabalhoso realizar o controle do fluxo de caixa, o que pode trazer erros futuros, porque boa parte do registro das entradas e saídas de dinheiro em uma empresa depende das informações fornecidas pela conciliação. 

 

Além disso, a conciliação contribui para que o fluxo de caixa flua de forma mais fiel  às movimentações financeiras de um negócio. 

 

 

Aumento da produtividade 

 

Como já sabemos, uma conciliação de vendas eficiente favorece, e muito, a organização financeira empresarial, gerando também o aumento da produtividade dos envolvidos no processo.

  

Por isso, com um sistema de conciliação automatizado, em que as operações com cartão de crédito, débito e outros benefícios tornam-se muito mais simples e ágeis, fica fácil ver ótimos resultados de produtividade. 

 

Viu como a conciliação de vendas é importante para a organização financeira empresarial? Sabendo disso, a Even criou uma plataforma completa para facilitar a rotina financeira da sua empresa, deixando de lado os trabalhos manuais e repetitivos. Clique aqui e saiba mais detalhes.