Por que a conciliação financeira é estratégica para os negócios?

Por que a conciliação financeira é estratégica para os negócios?

Para trabalhar com uma  gestão eficiente, organizada e automatizada, sabemos que é necessário buscar formas de entregar bons resultados.Por isso, melhorar a conciliação financeira é essencial, pois ela ajuda no desenvolvimento de um negócio.

 

Por meio de processos simples e automatizados, se feita diariamente e de forma correta, ela também traz benefícios estratégicos.

 

No post de hoje, falaremos mais sobre isso e qual a relação do processo de conciliação com a gestão de negócios. Acompanhe!

 

Leia também: Prepare-se: o MELHOR guia sobre Conciliação Financeira!

 

 

Como a conciliação financeira afeta a gestão empresarial? 

 

A conciliação financeira é um processo de comparação de registros de transações financeiras de fontes internas e externas, sendo útil para identificar falhas operacionais, inconsistências e fraudes. 

 

Esse processo é fundamental para a gestão financeira empresarial, já que contribui para a organização das entradas e saídas do setor financeiro, aumenta a visibilidade de taxas e mantém o fluxo de caixa atualizado. 

 

Além disso, uma conciliação financeira eficiente geralmente automatizada permite que os relatórios financeiros e gerenciais se tornem mais precisos e confiáveis, servindo como base para a tomada de decisões entre os gestores. 

 

 

Benefícios estratégicos da conciliação financeira 

 

Além da gestão como um todo, a conciliação financeira pode trazer benefícios estratégicos para as empresas. Confira a seguir os principais.

 

 

Negociações mais vantajosas com adquirentes  

 

Quando se tem um bom histórico ou uma boa projeção de volume de vendas, fica mais fácil negociar condições mais favoráveis com as operadoras de cartão, sabia? 

 

Sendo assim, a conciliação financeira surge mais uma vez em um papel estratégico, pois é por meio dela que uma empresa consegue comprovar a movimentação integral das vendas. 

 

 

Mais efetividade ao traçar o plano de expansão 

 

Como um processo de expansão envolve investimentos, a empresa precisa estar com o financeiro organizado para que os gestores consigam mensurar mais facilmente os recursos disponíveis para o projeto. 

 

Além disso, antes de partir para a expansão, os gestores de uma empresa precisam analisar seu grau de estabilidade financeira. Essa informação só pode ser obtida com segurança quando a rotina de conciliação financeira é eficiente. 

 

 

Melhoria do planejamento financeiro 

 

A conciliação faz toda a diferença e contribui bastante para a melhoria dos planos que envolvem as finanças empresariais, trazendo as informações necessárias para a elaboração de projeções de receitas e despesas.  

 

 

Maior disponibilidade do time financeiro 

 

Um processo de conciliação financeira automatizado faz com que os profissionais do setor tenham mais tempo para focar em outras atividades relevantes e isso é um ponto muito importante.

 

Permite também que os gestores pensem mais nas ações de planejamento estratégico do negócio, como melhoria de produto e/ou serviço ao cliente.  

 

Além disso, esse tipo de tecnologia nos negócios “não apenas permite acelerar qualquer processo, mas também consegue nos trazer uma confiabilidade maior das informações, o que é fundamental quando estamos falando em cuidar de dinheiro”, explica André Texera, CEO da Even – Gestão Financeira. 

 

 

Estratégias de PDV que fazem mais sentido 

 

Por fim, é preciso ressaltar a importância da conciliação para as estratégias de visibilidade de fluxo em PDV, os pontos de vendas, principalmente quando é automatizada. A automatização torna possível a integração a diversos tipos de sistemas PDVs, permitindo assim um controle financeiro das vendas mais simples, prático e unificado, evitando problemas.  

 

Nesse sentido, as operações de conciliação financeira estarão atuando em conjunto com as funções do PDV, sobretudo com o controle financeiro. 

 

Agora que você já sabe a importância e os benefícios da conciliação financeira para a gestão empresarial, que tal conhecer a solução completa de conciliação que a Even tem para sua empresa? 

 

Tenha mais controle financeiro em seu negócio e concentre todas as conferências de vendas e recebimentos em um único lugar. Clique aqui para saber mais.