Como a Conciliação Financeira pode gerar dados para o seu negócio

Como a Conciliação Financeira pode gerar dados para o seu negócio

Automatizar os processos do seu Departamento Financeiro traz muitos benefícios, como a melhor organização dos dados, o aumento da confiabilidade das operações e informações, assim como a diminuição de erros recorrentes em conciliações manuais.

A quantidade de dados que podemos extrair da conciliação financeira possui um valor muito alto e, por isso, muito conhecimento pode ser gerado a partir das informações que acessamos diariamente.

Com isso, podemos gerar relatórios ricos que mostram o desempenho do negócio, facilitando a tomada de decisão.

 

Leia mais: Prepare-se: o MELHOR guia sobre Conciliação Financeira!

Leia mais: 3 motivos para implementar a conciliação de vendas automatizada

 

Veja a seguir alguns exemplos de informes e suas possíveis aplicações para decisões mais rápidas e eficientes.

 

 

Relatório de Taxas

 

Esse relatório mostra todas as taxas cobradas pelas adquirentes de cartões e administradoras de maquininhas. Com essas informações, você pode verificar taxas extras cobradas por serviços que você nem sequer está usando. Ou seja, uma taxa extra aqui e outra ali, mês a mês ou operação por operação, acabam pesando no orçamento e virando um grande desfalque para o seu negócio.

 

 

Relatório de Informações de Vendas

 

Qual o melhor horário de vendas do seu estabelecimento? Qual o seu ticket médio diário de vendas? Quais os seus produtos mais vendidos? Quais os meios de pagamento mais utilizados? Tudo isso você encontra no sistema Even, com nossos relatórios de Inteligência de Vendas. Informações assim te ajudam a planejar promoções para movimentar dias mais parados em vendas, facilitar meios de pagamento, contratações e remanejamento de colaboradores, ou seja, estratégias das mais diversas para evoluir e melhorar o seu negócio.

 

Leia mais: Como fazer conciliação de vendas de forma eficiente?

 

Relatório de Comportamento dos Clientes

 

Este é um exemplo de informações que podem alavancar o seu negócio. Entender e estudar o comportamento dos seus clientes ajuda a sempre vender mais e melhor. Esse material mostra o fluxo de clientes que compram pela primeira vez em seu negócio, ou se já são clientes recorrentes. Quem compra com você, volta a fazer negócio com a sua empresa? No caso de franquias ou PDVs, quais os pontos têm uma clientela mais fiel? Em quais estão entrando clientes novos? E por que houve um crescimento de clientes novos, foi alguma promoção, por exemplo? Dá para saber tudo isso analisando esse relatório!

 

 

Relatório de Centralização de Vendas por Administradoras

 

A maioria dos empreendimentos possui maquininhas de mais de uma administradora. Qual delas é a mais utilizada? E se a que mais usam é a que cobra taxas mais altas por operação? Você pode estar perdendo dinheiro no simples ato de não orientar qual maquininha deve ser preferencialmente operada. São insights que você pode tirar ao observar um material como esse.

 

 

Relatório de Cancelamentos de Vendas

 

Um relatório detalhado sobre os cancelamentos de vendas pode te ajudar muito a entender qual operação está sofrendo mais cancelamentos, contemplando as administradoras e os aplicativos de delivery. Isso permite que ações sejam tomadas em prol de uma atuação em cima dos cancelamentos.

 

 

Relatório Geral de Taxas

 

Será que você está pagando taxas a mais do que outros empreendimentos com faturamento próximo ao seu que usam a mesma administradora? Você pode verificar isso consultando o Relatório de Taxas, que mostra esse levantamento e te dá argumentos para poder renegociar as taxas cobradas. Dentro desse relatório você ainda é redirecionado para um artigo do blog em que ensinamos como fazer essa renegociação.

 

 

Relatório de Projeção de Recebimentos

 

Você pode visualizar através desse relatório todas as suas projeções de recebimento, sabendo exatamente em qual lote cada venda está prevista para cair em conta, assim você pode se programar melhor em relação aos seus fornecedores, às suas contas e datas de pagamentos. 

 

 

Relatórios que Auxiliam no DRE

 

O DRE, Demonstração do Resultado do Exercício, é um documento importante tanto para a gestão do seu negócio quanto para a contabilidade. Com ele é possível visualizar se a empresa teve lucro ou prejuízo num determinado período.

Para construir o DRE com todas as informações necessárias, é preciso reunir dados que podem ser facilmente obtidos através dos mais de 30 relatórios que o sistema Even oferece. Essa também é uma das vantagens que vão além da conciliação.

 

 

Franqueadoras

 

São muitas franqueadoras que buscam a Even justamente devido a todas essas possibilidades de controle, pois assim conseguem visualizar o real movimento das franquias.

Esses dados oferecem direcionamentos sobre se a marca da franqueadora está vendendo bem, se tem mais oportunidades de abrir franquias, como estão as vendas e o faturamento por região, rever o valor cobrado dos franqueados e também se é interessante efetuar ofertas de compra e venda de lojas de franqueados para a rede.

 

Leia mais: Conciliação de vendas é essencial para a organização financeira empresarial

 

 

Conclusão

 

Existem muitas possibilidades, além das que foram citadas, para uso dos gráficos e relatórios oferecidos pela Even. O importante é aproveitar todas as facilidades e ferramentas de gestão e boas práticas financeiras.

Cada dia conseguimos descobrir novos direcionamentos para a quantidade de informações que dispomos, e o nosso diferencial é oferecer essa enorme gama de dados para nossos clientes.

Que tal trazer mais inteligência para suas tomadas de decisão?

 

Leia mais: Por que a conciliação financeira é estratégica para os negócios?