Como escolher o melhor conciliador de cartões para seu negócio

Como escolher o melhor conciliador de cartões para seu negócio

Se o seu negócio não possui um sistema conciliador de cartões e essa tarefa está sendo realizada manualmente, isso pode gerar diversos problemas para as contas da empresa. 

 

Como cada administradora de cartão possui suas próprias tarifas, ao realizar um controle manual é possível que você esteja perdendo dinheiro, pois algumas delas são cobradas indevidamente. 

 

Uma conciliação de cartões inadequada é passível de muitos outros erros. Se você não quer passar por esses problemas no seu negócio, continue a leitura para saber como adotar uma plataforma essencial e cheia de benefícios. 

 

Leia também: Prepare-se: o MELHOR guia sobre Conciliação Financeira!

 

 

Quais as vantagens de um conciliador de cartões para a empresa?

 

O surgimento da modalidade de pagamento com cartões trouxe muitas facilidades para quem precisava vender, porém, com essas facilidades surgiram uma série de transações complexas com as quais os varejistas não estavam acostumados.

 

Por isso, da mesma forma que um operador de caixa confere as notas e moedas recebidas pelo cliente, uma empresa precisa definir e executar processos para garantir que a operadora de cartões repasse corretamente todos os valores. Um desses processos é justamente ter ao seu lado uma plataforma de conciliação de cartões.

 

O fato de o recebimento não ocorrer no ato da venda nem no valor integral faz com que muitas empresas não saibam que estão sendo lesadas nas vendas quando não é realizado o controle adequado.

 

 

Monitoramento de taxas

 

As empresas administradoras de cartões, assim como as operadoras das maquininhas, cobram taxas sobre as vendas realizadas  nos estabelecimentos comerciais. Porém, muitas vezes, por erros, algumas indevidas também são cobradas, causando prejuízos ao empresário. 

 

Além disso, por não haver um controle correto do fluxo de caixa e de cada transação, o empreendedor acaba sendo prejudicado sem perceber. 

 

 

Controle financeiro

 

Com softwares de gestão de conciliação de cartões, há um maior controle financeiro, pois todas as transações são computadas e cada taxa é devidamente contada para não haver prejuízos para o dono da empresa. 

 

 

Economia de tempo

 

Um programa automatizado de gestão financeira faz com que seus colaboradores não precisem perder tempo em planilhas e fazendo todo o controle manual de vendas. 

 

Assim, é possível economizar o tempo gasto nessas operações, permitindo um foco maior em outras atividades igualmente estratégicas e importantes para o desempenho do seu negócio. 

 

 

Integração de sistemas

 

Com um bom software de gestão, é possível integrar sistemas como ERPs, PDVs, E-commerce e Gateways, facilitando a comunicação de todos os seus sistemas, assim como a visualização das informações.

 

 

Evita fraudes

 

Infelizmente, existem fraudes por todo lugar. Sendo cliente ou sendo empreendedor, todas as partes estão sujeitas a golpes. 

 

Portanto, para evitar, um conciliador de cartões vai monitorar todas as transações, desde o pagamento até o recebimento da última parcela. 

 

O melhor conciliador também mantém todos os dados seguros e não perde nenhum controle de venda.

 

 

O que analisar ao escolher um conciliador de cartões?

 

Veja algumas dicas que vão te auxiliar na melhor decisão.

 

 

Usabilidade

 

A usabilidade parece ser um dos principais itens na hora de escolher uma plataforma para controle das suas vendas em cartão. 

 

Sendo assim, uma plataforma intuitiva vai te beneficiar muito na hora de receber treinamentos, evitando perda de tempo.

 

 

Demanda

 

Há algumas plataformas para as quais é necessário adquirir licenças de uso, comprando o software para ser instalado no computador. O ideal é que se saiba qual o volume das transações que são feitas no mês, assim você terá base para decidir qual o melhor conciliador.

 

Um conciliador que fica “na nuvem” traz uma série de benefícios, como poder usá-lo em qualquer computador.

 

 

Suporte

 

Uma boa equipe de suporte da plataforma é imprescindível para que, a qualquer momento, você possa ter a ajuda necessária, assim qualquer indisponibilidade do sistema tem que ser rapidamente resolvida para não impactar em perda de tempo.

 

 

Relatórios

 

Uma plataforma de conciliação deve gerar relatórios capazes de auxiliar na tomada de decisão, como taxa de chargeback, tarifas por bandeira de cartões e volume de faturamento por bandeira.

 

Fique atento aos relatórios emitidos pela plataforma e analise se eles realmente colaboram para você ter uma gestão financeira e contábil mais eficiente.

 

 

Preço

 

Verifique se o valor que o fornecedor cobra pela ferramenta de conciliação de cartões é compatível com o orçamento que você tem disponível. Vale lembrar que o preço é um fator de desempate só depois que você já tem vários fornecedores selecionados.

 

Escolher um software só pelo preço pode acabar gerando ainda mais dor de cabeça com improdutividade.

 

 

Por que a Even é a solução mais eficiente? 

 

Como já dissemos anteriormente, a importância de um conciliador de cartão de crédito e débito é que ele permite que o empreendedor confira todos os dados de pagamento, tanto valor da compra quanto taxas cobradas. Isso garante que todos os valores estejam corretos.

 

Para escolher o melhor conciliador de cartões, é preciso analisar quais as ferramentas e funcionalidades que a plataforma possui. Você deve se certificar se há usabilidade funcional, uma boa equipe de suporte, se gera relatórios capazes de auxiliar na tomada de decisão e, por fim, avaliar o custo x benefício. 

 

A Even é uma solução de conciliação automatizada e completa, tendo conferência ágil, integração de sistemas, relatórios detalhados e um suporte personalizado. Além de ser simples e eficiente, facilitamos toda a gestão, possibilitando maior visão dos fluxos financeiros e de vendas.

 

Agora, se quer saber como o EvenCard pode solucionar a sua gestão financeira e conciliação de cartões, acabando com as perdas por falta de controle, dê uma olhada no nosso site aqui.